• Efetivo
  • Genebra

A Delegação Permanente do Brasil em Genebra (doravante designada “Missão” ou “empregador”) torna público que estarão abertas, entre 15 e 29 de novembro de 2018, as inscrições em processo seletivo para a contratação de um (a) Auxiliar Administrativo.

1.                 O processo seletivo de que trata este Edital visa ao preenchimento de uma vaga de Auxiliar Administrativo, com carga horária de quarenta horas semanais.

2.                 O profissional selecionado para a vaga desempenhará tarefas de apoio administrativo na chancelaria da Missão, tais como: secretariado, digitação de textos, administração de agendas, atendimento telefônico, cadastramento de faturas, contato com fornecedores.  As tarefas do auxiliar administrativo podem ser realocadas a qualquer tempo, de acordo com as necessidades de serviço, desde que compatíveis com a natureza do cargo.

3.                 O salário básico mensal será de CHF 4.100,00 (quatro mil e cem francos suíços). O contrato de trabalho terá duração de um ano, e os 90 (noventa) dias iniciais serão considerados período de experiência. O contrato poderá ser renovado, de maneira tácita ou por escrito.

4.                 A Missão arcará com os custos de seguro médico do profissional contratado, bem como de eventuais dependentes legais. A Missão pagará a parte do empregador referente ao primeiro pilar da previdência suíça, mas não custeará o segundo ou o terceiro pilar.

5.                 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção (doravante denominada “Comissão”) designada pela chefe da Missão e, no que não conflitar com as normas locais pertinentes, será regido pelo disposto na Portaria Ministerial de 12 de setembro de 1995, publicada no Diário Oficial brasileiro de 25 de setembro de 1995, que dispõe sobre o processo seletivo para a contratação de auxiliares locais, bem como pelo Decreto nº 1.570, de 1995, da República Federativa do Brasil.

6.                As inscrições poderão ser feitas mediante envio de mensagem eletrônica, contendo curriculum vitae em português e, se possível, duas cartas de referências, para [email protected]itamaraty.gov.br.

7.                A mensagem de inscrição deverá ter como título “Inscrição no processo seletivo para auxiliar administrativo”.

8.                A inscrição no processo seletivo é gratuita.

9.                A Comissão procederá à avaliação dos candidatos em três fases:

a)      Análise do currículo e documentação;

b)      Prova de conhecimentos básicos de informática e avaliação escrita de português, francês e inglês;

c)      Entrevista e avaliação oral de francês e inglês.

10.              A análise dos currículos e da documentação levará em conta a experiência anterior do candidato, suas referências e a satisfação das exigências deste edital e da legislação pertinente. A Comissão selecionará os currículos mais apropriados ao cargo e convocará os candidatos para a segunda fase.  Currículos de candidatos com experiência anterior em missões diplomáticas ou repartições consulares, ainda que de outros países, serão avaliados favoravelmente.

11.              A segunda fase ocorrerá na sede da Missão, em 30/11/2018, em hora a ser informada aos candidatos por mensagem eletrônica. A prova de informática consistirá de exercícios práticos que visarão a aferir a capacidade do candidato de trabalhar com o Windows, com o pacote Office e com ferramentas básicas de internet. As provas de português e de francês consistirão de redação de pequenos textos em registro formal. A avaliação de inglês será constituída de exercícios textuais que visarão a avaliar o conhecimento instrumental do idioma.

12.             A Comissão atribuirá nota de zero a dez para cada candidato participante da segunda fase. Os candidatos que obtiverem grau sete ou superior serão considerados aprovados para a terceira etapa.

13.             A terceira fase também ocorrerá na sede da Missão, em data e hora a serem informadas a cada candidato por mensagem eletrônica. Durante a entrevista, serão avaliados os seguintes quesitos: experiência, adequação ao perfil profissional exigível para o trabalho e capacidade de expressão oral em português, em francês e em inglês do candidato.

14.             A Comissão atribuirá nota de zero a dez para cada candidato participante da terceira fase. Os candidatos que obtiverem grau sete ou superior serão considerados aprovados no concurso.

15.             O resultado final do processo seletivo consistirá na média aritmética das notas da segunda e da terceira etapas.

16.             O resultado da terceira fase e o resultado final do processo seletivo serão divulgados no sítio eletrônico da Missão, delbrasgen.itamaraty.gov.br. A aprovação no processo seletivo não constitui direito à contratação.

17.            A Missão será o empregador do Auxiliar Administrativo, e a contratação não implicará qualquer vínculo com o Serviço Exterior Brasileiro. A relação de trabalho será regida pela lei trabalhista suíça.

18.             A contratação estará condicionada aos seguintes critérios:

a)      Declaração em que o candidato ateste estar ciente de que o emprego a que está concorrendo não se confunde com emprego ou função pública nos termos do direito brasileiro e de que sua eventual relação empregatícia com a Missão será regida pela lei trabalhista local;

b)      Comprovação de permissão legal para o exercício de atividade remunerada em Genebra;

c)      Capacidade jurídica para inscrição no sistema previdenciário suíço;

d)     Certidão negativa de antecedentes criminais;

e)      Contar com, pelo menos, 18 (dezoito) anos de idade;

f)       Apresentação de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

g)      Se o candidato for brasileiro, declaração de que o candidato não ocupa cargo, emprego ou função pública;

h)      Ter aptidão física e mental comprovada, por atestado médico, para exercer as funções do cargo.

i)       No caso de candidatos brasileiros, comprovação de cumprimento de obrigações eleitorais;

j)       No caso de candidato brasileiro do sexo masculino, comprovação de quitação com as obrigações militares.

19.              O processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses improrrogáveis, a contar da data de divulgação de seu resultado final. Os candidatos aprovados e não classificados poderão ser aproveitados posteriormente, caso surja vaga na mesma função a que se candidataram.

Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para admin.delbrasgen@itamaraty.gov.br