A importância do estudo e análise da Política Internacional, área das Relações Internacionais, para o desenvolvimento de negócios, seja por instituições públicas, empresas privadas e públicas, organismos não estatais, Organizações Internacionais e ONGs é crescente, sendo cada vez mais comum as questões globais impactarem na ação local.

A política internacional como disciplina acadêmica é recente, tendo seu crescimento acelerado com os processos de globalização, integração regional, migrações e financeirização. A disciplina é a mais jovem dentro das Ciências Políticas e Sociais, mas sua base é rica e complexa. Dada a necessidade de enfrentar os problemas ambientais, o crescente terrorismo internacional, a violação dos direitos humanos, a não proliferação nuclear, a crises humanitárias, de redefinir ou reformar as instituições internacionais, tais como ONU, FMI e OMC, repensar a estrutura de poder global, entre outras questões, torna disciplina uma das mais frutíferas para o desenvolvimento de estudos e os as instituições referidas anteriormente estão se preparando para essas questões.

Política Internacional

De acordo com H.J. Morgenthau, “Política Internacional inclui análise de relações políticas e problemas de paz entre nações”. Além disso, ele escreve: “É a luta e o uso do poder entre as nações”. Todas as ações no campo das relações internacionais contam com um componente de política internacional para que aconteça, seja através de negociação, cooperação, influência, persuasão ou uso da força.

A Política Internacional é uma parte de um sistema mais amplo e complexo de relações. As Relações Internacionais, Ciência e campo de estudos central, abarca as relações políticas, econômicas, culturais, sociais, históricas, geográficas, etc., entre os países. Há uma complexa relação entre as diferentes ações e relações entre os países, com diferentes nuances e intensidades. A política internacional está na luta pelo poder entre os países, na busca da hegemonia e controle de tecnologias, de recursos, de território, etc.

Análise de Política Internacional

Enquanto, de forma simplista, podemos afirmar que o objetivo das Relações Internacionais é o estabelecimento da paz internacional, sendo aplicando diversas ações para o entendimento entre os atores, desde estímulos ao comércio até ao intercâmbio cultural, a política internacional, por seu turno, se dá pela ‘luta pelo poder’ e, para o cumprimento desse objetivo, diferentes nações incentivam conflitos e guerras e continuam fazendo, manobras políticas diversas para preservarem suas soberanias.

Para a análise de política internacional há que se considerar que os Estados são soberanos e são seus principais atores, que a proteção do interesse nacional é o objetivo, que há disputas e interesse pelo poder, sendo esse a principal finalidade da política, sendo o conflito uma forma de projetar poder e impor ações e condições aos Estados, além dos conflitos o estabelecimento de canis para solução dos conflitos, sendo um processo contínuo.

O escopo da política internacional está em transformação, mas preserva os elementos referidos anteriormente, tendo uma ampla literatura que visa tratar e discutir as ações políticas dos Estados. Há um amplo e complexo conjunto de temas para serem analisados, tais como: sistemas estatais, relações entre Estados, interesses nacionais, poder nacional, direito internacional, organizações e instituições internacionais, geopolítica, guerra, conflitos, nacionalismo, imperialismo, balança de poder, armamento, meio ambiente, formulação de políticas públicas, demografia, entre outros.

Análise de Política Internacional para seu negócio

Através dos estudos desenvolvidos pela Relações Internacionais, sua equipe contará com conhecimentos estratégicos sobre questões políticas que impactam a área de atuação, podem antever movimentos do campo da política internacional. Além disso, será possível lidar com questões globais, entender o comportamento dos Estados, as relações entre diferentes atores.

Como vimos, as ações de Política Internacional vão causar dados, muitas vezes irreparáveis para setores da indústria como um todo. Podemos observar as ações dos EUA pra conter o avanço tecnológico da China na área das telecomunicações, que sempre foram a área de supremacia das empresas americanas. Essa disputa conta com a busca pelo poder, domínio geopolítico, hegemonia, etc., mas impacta em empresas como de tecnologia do mundo todo.

Dicas úteis

  1. Assine revistas especializadas em política internacional e que abarquem temas de relevância para o seu negócio.
  2. Acompanhe o noticiário internacional por diferentes fontes, assim compreendendo a dinâmica da disputa/relações políticas de forma ampla.