Internacionalização é um aspecto da cultura organizacional

Internacionalização: para além do internacional, uma cultura organizacional

0 Comentários

Em economia, internacionalização é o processo de crescente envolvimento de empresas nos mercados internacionais, embora não haja uma definição acordada de internacionalização. A internacionalização é uma estratégia crucial, não apenas para empresas que buscam integração horizontal globalmente, mas também para países que abordam a sustentabilidade de seu desenvolvimento em diferentes setores manufatureiros e de serviços, especialmente no ensino superior, um contexto muito importante que precisa de internacionalização para preencher a lacuna. entre diferentes culturas e países. Existem várias teorias de internacionalização que tentam explicar por que existem atividades internacionais.

O que é internacionalização?

A internacionalização descreve o processo de projetar produtos e serviços para atender às necessidades dos consumidores em diferentes países ou projetá-los para que possam ser facilmente modificados, para atingir esse objetivo. Internacionalização pode significar projetar um site para que, quando traduzido do inglês para o espanhol, o layout estético ainda funcione corretamente. Isso pode ser difícil de conseguir, porque muitas palavras em português têm mais caracteres do que seus equivalentes em inglês. Assim, eles podem ocupar mais espaço na página em português do que em inglês.

No contexto econômico, a internacionalização pode se referir a uma empresa que toma medidas para aumentar sua presença ou capturar maior participação de mercado fora de seu país de residência, ramificando-se nos mercados internacionais. A tendência corporativa global em direção à internacionalização ajudou a empurrar a economia mundial para um estado de globalização, no qual as economias do mundo todo estão altamente interconectadas devido ao comércio trans-fronteiriço. Como tal, eles são grandemente impactados pelas atividades uns dos outros e pelo bem-estar econômico.

Principais Conceitos

  • Internacionalização é um termo usado para descrever o ato de projetar um produto de forma que possa ser prontamente consumido em vários países.
  • Esse processo é usado por empresas que buscam expandir suas pegadas além de seus países de origem, ramificando-se nos mercados internacionais.
  • A internacionalização geralmente requer a modificação de produtos para atender às necessidades técnicas de um determinado país, como a criação de plugues adequados para diferentes tipos de tomadas elétricas.

 Entendendo a Internacionalização

Existem muitos incentivos que podem inspirar as empresas a se esforçarem para internalizar. Por exemplo, no Brasil, as empresas podem se beneficiar das diferenças entre as contações das moedas para impulsionar as vendas internacionais ou acelerar a importação de novas tecnologias. Essas empresas também podem se beneficiar da internacionalização, reduzindo o custo dos negócios por meio da abertura de fábricas em outros países com custos de mão de obra, custos logísticos, juros, etc., mais competitivos.

A internacionalização econômica geralmente pode levar à internacionalização de produtos, uma vez que os produtos vendidos por empresas multinacionais costumam ser usados ​​em vários países. A partir de 2017, mais de 50% da receita auferida pelas empresas do US S&P 500 Index vieram de fontes fora dos Estados Unidos. Este é um sinal claro de que grandes empresas americanas estão conduzindo uma grande quantidade de negócios internacionalmente.

As empresas que buscam intensificar os esforços de internalização devem estar cientes de possíveis barreiras comerciais que possam restringir suas perspectivas de comércio exterior.

Exemplo de Internacionalização

Quando uma empresa produz produtos para uma ampla gama de clientes em diferentes países, os produtos internacionalizados geralmente precisam ser localizados para atender às necessidades dos consumidores de um determinado país.

Por exemplo, um programa de software internacionalizado deve ser localizado para exibir a data de acordo com o padrão local, sendo o primeiro dia da semana no Brasil domingo e em outros países na segunda. Uma empresa que fabrica secadores de cabelo ou outros aparelhos precisará garantir que seus produtos sejam compatíveis com as diferentes potências e padrões de tomadas usados nos países para os quais está exportando/produzindo.

Admin bar avatar

Prof. Guilherme Bueno

Analista, professor e consultor de Relações Internacionais com foco em desenvolvimento de negócios internacionais. Ministra os cursos de Excel Avançado para Relações Internacionais, Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas e Análise de Política Externa. É organizador do Congresso de Relações Internacionais e Editor da Revista Relações Exteriores. Autor do Guia do Internacionalista - Competências e Campo de Atuação.

Comentar

X
X
X
X