As Relações Internacionais ganharam maior relevância nos últimos meses, em especial pela disputa pelo domínio tecnológico (5G, IA, Internet das Coisas, etc), pela COVID-19, pelo acordo do Mercosul com a União Europeia.

Nos últimos anos o número de pessoas interessadas em atuar com relações internacionais, desde internacionalização de empresas e paradiplomacia até ativismo em causas humanitárias e ambientais, tem crescido.

Por isso, muito tem sido especulado sobre quais as competências necessárias para ser um profissional capacitado e, principalmente, qual o espaço de atuação. 

Nesse e-book você vai saber:

  • Características e competências essenciais que todos os profissionais de relações internacionalistas precisam desenvolver ou aperfeiçoar e que as empresas precisam.
  • Campo de atuação e novas áreas para profissionais de Relações Internacionais.
  • Valores e características que contribuirão para que você consiga desenvolver sua carreira.
  • Dicas úteis para o planejamento de carreira para profissionais de Relações Internacionais.

Reserve sue e-Book

Field is required!
Field is required!
Field is required!
Eu sou...
  • - escolha -
  • Estudante de Relações Internacionais
  • Empresário | Empreendedor
  • Profissional de Relações Internacionais
  • Interessado/curioso
Field is required!

Carreira de Relações Internacionais

A escolha da carreira passa pela ponderação de diferentes fatores, por isso os guias e orientação vocacional auxiliam nessa jornada. 

Para trazer as definições e características que você precisa realmente saber e se guiar, esse conteúdo é elaborado por profissionais de Relações Internacionais e amparado por instituições que atuam em prol da área e do internacionalista.

Relações Internacionais é um campo de atuação, é uma Ciência, é um Curso de Graduação e, principalmente, uma Profissão. Para fazer uma primeira aproximação, vamos apresentar os principais elementos da Carreira.

Curso de Relações Internacionais

As Relações Internacionais, quanto curso regular, são recentes. O primeiro bacharelado em Relações Internacionais foi aberto na UnB em 1974 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1976.

Parcela significativa das graduações foram criadas entre os anos 2005 e 2015. A UFSC, por exemplo, abriu o bacharelado em 2009 com o objetivo de atender a crescente demanda em Santa Cataria por profissionais capacitados em temas internacionais.

Uma das principais característica do curso é a multidisciplinaridade, abarcando uma ampla gama de disciplinas compartilhadas com outras carreiras.

As Relações Internacionais, quando campo de estudos, conta com um arcabouço teórico e metodológico consolidado e estruturado, o que a elevou a condição de Ciência.

Outros cursos correlatos também possuem disciplinas para estudar temas ligados as Relações Internacionais, como, por exemplo: Ciência Política, Geografia, História, Economia e Direito.

O curso visa formar e capacitar profissionais capazes de dominar conceitos e ferramentas analíticas para traduzir e aplicar o conhecimento sobre temas internacionais.

Para capacitar esse profissional, é comum nas disciplinas a utilização de recursos analíticos, tais como: debates, rodas de discussões, elaboração de estudos, seminários e artigos acadêmicos.