Um dos principais momentos da carreira do internacionalista, sem sombra de dúvidas, é a participação em eventos de Relações Internacionais. Momento único de contato com os principais especialistas e profissionais de referência para a carreira.

A formação de analista de Relações Internacionais requer um amplo contato com os principais temas e debates contemporâneos da agenda internacional. Os eventos de atualização acadêmica, científica e profissional são essenciais nesse processo.

Existem diversos eventos e em diferentes escalas. Vamos apresentar os três principais:

PRINCIPAIS EVENTOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ENERI – Encontro de discentes

O ENERI (Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais) se consolidou como o principal evento acadêmico, destinado exclusivamente para estudantes de Relações Internacionais. O evento é carregado de palestras com importantes nomes e diversas atividades, como minicursos, debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e festas para confraternizar.

O Evento já passa dos seus 20 anos de realização, começando em 1996, em Brasília, na época com a participação de cerca de 300 estudantes. Hoje, com o evento já multiplicou por 5, atingido em média 1500 conferencistas. Esses números colocaram o Encontro na prestigiada posição de maior encontro de estudantes de Relações Internacionais da América Latina.

O ENERI é atualmente responsabilidade da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI), que escolhe a Instituição que vai receber e organizar.

O ENERI 2019 acontecerá em Uberlândia entre os dias 27 e 30 de Abril de 2019, momento onde estudantes de todo o país viajam para a cidade para participarem.  O tema desse ano é “Desafios globais de desenvolvimento: sustentabilidade, igualdade e crescimento no século XXI”.

As inscrições ainda não começaram. Acesse: https://eneri.udi.br

 

Encontro da ABRI – Encontro de pesquisadores

O Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Encontro da ABRI) é mais recente, com sua primeira edição sendo realizada no ano de 2007. É organizado em anos ímpares desde então.

O 6º Encontro da ABRI aconteceu entres os dias 25 a 28 de julho de 2017, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte – MG. O tema central do Encontro foi “Perspectivas sobre o Poder em um mundo em redefinição”.

O evento dura geralmente 4 dias. Conta com muitas atividades: painéis, mesas redondas, sessões especiais, mini cursos, mostra de iniciação científicas além de atividades como lançamentos de livros na área de Relações Internacionais e reuniões de grupos paralelos.

Os eventos da Associação se consolidaram como principal centro de discussões científicas, adquirindo cada vez mais adesão. A ampliação do número de cursos de graduação e pós-graduação e isso faz com que os profissionais que optaram pela docência tenham que se associar e divulgar suas pesquisas científicas.

O Encontro da Associação se consolida como principal centro de difusão do saber científico, reunindo os grandes pesquisadores da área das relações internacionais do Brasil.

A expectativa é que o próximo encontro aconteça em 2019. Acesse a página da ABRI https://abri.org.br

 

CONRI – Encontro de Profissionais de Relações Internacionais

CONRI

Logo do CONRI 2019 – Congresso de Relações internacionais

Como podem observar o campo de formação está em evolução. Começando com a criação do ENERI em 1996, depois com o Encontro da ABRI em 2007 e mais recente com o CONRI, evento para profissionais de Relações Internacionais.

O Evento visa reunir os principais profissionais através de diversas atividades, tais como: webinários, palestras online, cursos e workshops. Trata-se de um encontro online que potencializa o potencial de integração e participação entre os internacionalistas.

O CONRI, também conhecido como Encontro de Profissionais de Relações Internacionais, terá sua primeira edição entre os dias 11 e 17 de Fevereiro de 2019, momento onde profissionais participam de palestras, cursos e outras atividades.  O tema desse ano é “Os desafios e oportunidades que esperam o internacionalista em 2019”.

As inscrições podem ser feitas através do site: https://congresso.relacoesinternacionais.com.br