Admin bar avatar

Prof. Bruno Veillard

Última atualização em 14 de outubro de 2020

Metodologia de Pesquisa Científica

(0)
21 students
Metodologia de Pesquisa Científica

Visão geral

A metodologia de pesquisa é a ferramenta que possibilita ao estudante e profissional de ciências humanas a realização da produção de conhecimento. Conhecer o método científico e suas técnicas é ampliar o entendimento para a prática do olhar acadêmico, construção de premissas e argumentos, e uso da criatividade.

Como profissionais de Relações Internacionais e membros de uma sociedade, temos que desenvolver pesquisas sólidas, e capazes de trazer respostas as diversas questões existentes. Diante disso torna-se cada vez mais relevante que o analista de relações internacionais aprenda e utilize métodos científicos na elaboração de trabalhos e artigos de forma a escrever com propriedade sobre as diferentes temáticas do quadro político, econômico, social e ambiental.

A função do pesquisador requer ética, rigidez metodológica, e compromisso com seu objeto de pesquisa. Pensando nisso, e ainda levando em consideração que cada vez mais nossa atuação profissional é analisada, julgada e questionada como classe profissional, criamos o curso pensando em trazer um alto padrão metodológico para que o internacionalista possa consolidar e exercer sua vocação com maior destreza.

Professor

Bruno Veillard Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Sociologia Política pelo UCAM-IUPERJ. É analista no CEIRI News como produtor de análises de conjuntura sobre temáticas variadas com ênfase na Europa nórdica, báltica e Rússia. Seus principais assuntos de interesse são política internacional, política externa brasileira, sociologia, terceiro setor, sociedade civil, e meio ambiente e sustentabilidade.

Ementa

O curso Metodologia da Pesquisa Científica tem a finalidade de abordar uma reflexão teórica e prática sobre os componentes de construção de artigos, análises de conjuntura, pré projetos e trabalhos de conclusão de cursos. O programa propõe apresentar técnicas de pesquisa e sua aplicabilidade mediante a busca e levantamento de informações e literaturas, análise e tratamento de dados, normas técnicas, hipótese e redação acadêmica.

Objetivos

  • Conhecer as origens históricas dos principais métodos de pesquisa e suas contribuições para a epistemologia
  • Discutir as especificidades do conhecimento científico e do senso comum nas ciências humanas e nas Relações Internacionais
  • Analisar as fontes e dados de pesquisa à luz de métodos qualitativos e quantitativos para a elaboração de textos acadêmicos
  • Identificar abordagens e possíveis metodologias aplicáveis a pesquisa de campo
  • Integrar profissionais através de preceitos éticos e morais a partir da valorização do conhecimento e da profissão.

Público

Estudantes, profissionais e interessados que atuam na área de relações internacionais, ciências sociais e áreas afins, os quais desejam desenvolver suas habilidades de pesquisa e escrita acadêmica com foco no desempenho profissional.

Recursos

  • Encontros online com aulas expositivas e dinâmicas;
  • Grupo de no Telegram;
  • Disponibilização de leituras e materiais de apoio;
  • Aulas semanais com a gravação disponível para consultas;
  • Apoio pedagógico e orientação vocacional;
  • Avaliação por meio da elaboração de artigo;
  • Certificado de 20 horas;

Instrutor

Admin bar avatar
(0)
0 Comentários
17 Alunos
1 Curso
Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Sociologia Política pelo UCAM-IUPERJ. É analista no CEIRI News como produtor de análises de conjuntura sobre temáticas variadas com ênfase na Europa nórdica, báltica e Rússia. Seus principais assuntos de interesse são política internacional, política externa brasileira, sociologia, terceiro setor, sociedade civil, e meio ambiente e sustentabilidade.

Comentários

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrelas
0
0.0
0 avaliação

Seja o primeiro a escrever “Metodologia de Pesquisa Científica”