Admin bar avatar

Prof. Bruno Veillard

Última atualização em 24 de novembro de 2020

Ética e Boas Práticas Profissionais nas Relações Internacionais

(0)
116 students
Ética e Boas Práticas Profissionais nas Relações Internacionais

Visão geral

As boas práticas profissionais, assim como a ética, são essenciais para o desempenho de quaisquer atividades no campo internacional de forma recorrente e planejada. Ao procurar compreender e aperfeiçoar os comportamentos, as rotinas, as técnicas e os métodos operacionais, o profissional ganha a confiança e a liberdade necessárias para o pleno desenvolvimento da profissão de Relações internacionais.

O cenário conturbado que passa o campo internacional e a sociedade nos impõe uma responsabilidade extra, como profissionais e cidadãos, de trabalhar contra a falta de informações confiáveis, os preconceitos e as práticas abusivas que afetam nossa área, seja pela formação precária ou falta de interesse na construção coletiva.

Como membros de uma sociedade, temos que seguir as boas práticas profissionais para responder da melhor forma possível, pois o quadro político, econômico, ambiental e social requer cuidados redobrados, bom senso, humildade e paciência. Pensando nisso, e ainda levando em consideração que cada vez mais nossa atuação profissional é analisada, julgada e questionada como classe profissional, criamos o curso pensado em trazer os altos padrões, a conduta ética e as boas práticas esperadas.

Ementa

Análise do papel e conduta dos profissionais por meio de discussões dos múltiplos usos da Ética e das boas práticas: na profissão, nas organizações e na sociedade. Debates e leituras sobre o desempenho ético, os fundamentos da ética profissional, as expectativas e os deveres do profissional de Relações Internacionais no desenvolvimento das atividades profissionais.

Objetivos

  • Conhecer e discutir os princípios éticos e morais e sua aplicação na atuação profissional no campo das Relações Internacionais
  • Discutir a ética sob a perspectiva da responsabilidade relacionada com a importância e características do mercado de trabalho e negócios.
  • Analisar as políticas empresariais, suas normas, códigos de condutas e estratégias no meio empresarial.
  • Identificar as boas práticas, as condutas esperadas e as estratégias para superação dos obstáculos da atuação profissional.
  • Integrar profissionais através dos preceitos éticos e morais, criando um ambiente favorável ao crescimento e valorização da profissão.

Público alvo

Estudantes, profissionais e ativistas que atuam na área de relações internacionais e ciências sociais, e que necessitam conhecer e aprimorar suas práticas e condutas com foco em desempenho profissional em consonância com os anseios e expectativas da sociedade.

Recursos

  • Encontros online com aulas expositivas e dinâmicas;
  • Grupo de Desenvolvimento Profissional no Telegram;
  • Disponibilização de leituras e materiais de apoio;
  • Aulas semanais com a gravação disponível para consultas;
  • Apoio pedagógico e orientação vocacional;
  • Avaliação por meio da elaboração de artigo;
  • Certificado de 20 horas;

Bibliográfia

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BERNARDO,  Glaucia. Organizações Internacionais como agentes de transferência e difusão de políticas públicas. Conjuntura Global. Vol. 5. N.2. Mai/ago, 2016.

CAMPOS, Rodrigo; NEIVA, Elaine; SANTOS, Juliana; GOMES, Túlio. Rumo a uma metodologia para o estudo de boas práticas em cooperação internacional em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação, e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro. Vol. 4. N.1. Março, 2010.

FARAH, Flávio. Ética da Gestão de Pessoas: Uma Visão Prática. São Paulo: EI –Edições Inteligentes, 2004.

FARIA,  Carlos Aurélio Pimenta de. Políticas Públicas e Relaçõe Internacionais. Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Brasília, 2018.

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional.  São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco.

SERVA, Maurício; ANDION, Carolina. Teoria das Organizações e a Nova Sociologia Econômica: um diálogo interdisciplinar. Revista de Administração de Empresas. São Paulo. Vol. 46. N.2. Abr/jun, 2006.

ROSSONI, Luciano; DA SILVA, Clóvis. Institucionalismo Organizacional e Práticas de Governança Corporativa. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba. Edição especial. Vol. 14, setembro, 2010.

Instrutor

Admin bar avatar
(0)
0 Comentários
91 Alunos
2 Cursos
Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Sociologia Política pelo UCAM-IUPERJ. É analista no CEIRI News como produtor de análises de conjuntura sobre temáticas variadas com ênfase na Europa nórdica, báltica e Rússia. Seus principais assuntos de interesse são política internacional, política externa brasileira, sociologia, terceiro setor, sociedade civil, e meio ambiente e sustentabilidade.
Admin bar avatar
(0)
0 Comentários
160 Alunos
3 Cursos
Analista, professor e consultor de Relações Internacionais com foco em desenvolvimento de negócios internacionais. Ministra os cursos de Excel Avançado para Relações Internacionais, Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas e Análise de Política Externa. É organizador do Congresso de Relações Internacionais e Editor da Revista Relações Exteriores. Autor do Guia do Internacionalista - Competências e Campo de Atuação.

Comentários

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrelas
0
5.0
0 avaliação

Seja o primeiro a escrever “Ética e Boas Práticas Profissionais nas Relações Internacionais”