A paradiplomacia representa um novo campo de oportunidades para internacionalistas e profissionais de diversas áreas. O crescimento do envolvimento dos estados e municípios em temas da agenda internacional abre espaço para uma atuação planejada e regular conduzida por um corpo especializado.
As características de cada cidade ou região trazem consigo oportunidades ou necessidades únicas, fora as mudanças no cenário internacional, pressionando ou potencializando diferentes entes e instituições para se projetarem também no campo internacional. Questões antes limitadas ao governo central, agora são também tratadas por municípios e Estados.
O curso abarca o cenário da paradiplomacia e auxilia na identificação das instituições e agências promotoras da ação internacional. A atração de investimentos, abertura de novos mercados, reconhecimento de ligações históricas e culturais, cooperação para melhoria na gestão pública, etc., podem hoje ser tratadas por quaisquer um dos mais de 5.500 municípios, por isso a formação de um grupo qualificado tem condições de despertar e potencializar inúmeras ações no campo da paradiplomacia.