Internacionalização de Empresas
Ementa
A diversificação geográfica com a abertura de mercado para além das fronteiras de um país é uma estratégia adota para melhorar o desempenho e a competitividade, além de ampliar as vendas e diminuir a vulnerabilidade de um único mercado.
A internacionalização, antes por diversos fatores, era acessível apenas às grandes empresas, mas com avanços na logística e melhor qualificação profissional, é uma realidade para pequenas e médias empresas. O mercado internacional, além de trazer prestígio, traz ganhos para a cultura organizacional e para relação com a sociedade.
O curso de Internacionalização de Empresas
O curso, que dará enfoque também para pequenas instituições/empresas, visa tornar o processo e as ferramentas acessíveis e descomplicar para que profissionais que queiram atuar no campo e até mesmo empresários/empreendedores possam preparar seus negócios para atuação internacional.
Objetivos
Requisitos
- Disponibilidade para realização das atividades;
- Acesso a internet através do computador ou notebook;
Público-Alvo
- Estudantes e profissionais da área de Relações Internacionais, que queiram aprimorar seus entendimentos sobre os conceitos de internacionalização de empresas. Profissionais e egressos de áreas correlatas interessados na temática da negócios e internacionalização.
Conteúdo
Módulos
1º Módulo – Planejamento Estratégico (noções gerais, missão, visão, valores, objetivos)
2º Módulo Opções de Internacionalização – serviços, starups, terceiro setor e produtos
3º Módulo Internacionalizar começa pela cultura organizacional
4º Módulo Diagnósticos Capacidade Exportadora
5º Módulo – Identidade visual e comunicação para o mercado internacional + Storytelling
6º Módulo – Certificações e Selos | Excelência em serviços
7º Módulo Principais documentos de exportação
8º Módulo Ferramentas para a prospecção internacional
Professores
Fernanda Ribeiro
Professora