Internacionalização de Empresas

FOTO-AGENCIA-FERNANDA-RIBEIRO-2-2
Fernanda Ribeiro
Última Atualização 21 de junho de 2021
76 matriculas

Ementa

O cenário do século XXI é permeado por mudanças rápidas no que concerne às dinâmicas empresariais até então existentes. Adaptações das estratégias das empresas que não podem ser estáticas e rígidas como era no modelo tradicional, fazem-se urgentes. Essa nova conjuntura propicia o surgimento de sistemas e modelos mais descentralizados em unidades de negócio, os quais vem ganhando espaço no meio empresarial moderno.

As empresas consideradas como players limitados à esfera doméstica, na qual a sua oferta de mão de obra era restrita, passam a figurar como players que ultrapassam questões territoriais, aumentando sobremaneira as relações entre empresas e países. O desempenho de uma empresa deixa de ser apenas limitado à sua organização interna, passando a atuar numa esfera multidimensional.

A diversificação e expansão propostas exigem a elaboração de estratégias para implementação de ações e diretrizes. Dentre as diversas correntes teóricas sobre estratégia, a estratégia internacional, como promotora de vantagem competitiva e crescimento corporativo é recorrentemente utilizada atualmente não apenas entre organizações, mas também entre países.

O curso de Internacionalização de Empresas

O curso, que dará enfoque também para a Internacionalização de pequenas instituições/empresas, visa tornar o processo e as ferramentas acessíveis e descomplicar para que profissionais que queiram atuar no campo e até mesmo empresários/empreendedores possam preparar seus negócios para atuação internacional.

Objetivos

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente;
Atuar preventivamente, utilizar o conhecimento apreendido para a tomada de decisão em diferentes modelos organizacionais e contextos internacionais diversos;
Aplicar o conhecimento no desenvolvimento e na implementação de projetos;
Desenvolver capacidade analítica e crítica para a gestão;
Analisar o papel dos líderes na estrutura das organizações;
Conhecer e aplicar técnicas nas diferentes modalidades de Internacionalização.

Requisitos

  • Disponibilidade para realização das atividades;
  • Acesso a internet através do computador ou notebook;

Público-Alvo

  • Estudantes e profissionais da área de Relações Internacionais, que queiram aprimorar seus entendimentos sobre os conceitos de internacionalização de empresas. Profissionais e egressos de áreas correlatas interessados na temática da negócios e internacionalização.

Conteúdo

8 Lições20h

Módulos

Módulo 1 – Introdução e breves insights01:28:55
Módulo 2 – Globalização e integração econômica01:43:30
Módulo 3 – Fundamentos teóricos da internacionalização01:30:09
Módulo 4 – Internacionalização como estratégia na dinamicidade global01:27:29
Atividade de Avaliação Parcial
Módulo 5 – Modalidades de Internacionalização01:37:56
Módulo 6 – Estratégias de Internacionalização de pequenas, médias e grandes empresas01:27:49
Módulo 7 – O Comércio Exterior Brasileiro e internacionalização para além das empresas: o case Brasil
Módulo 8 – Seminário de Apresentações

Professores

Fernanda Ribeiro

Professora

5.0/5
2 Cursos
3 Comentários
106 Estudantes
Graduada, Mestra e Doutoranda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui extensão universitária pela Universidade de Paris IV- SORBONNE. Pós- Graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Possui experiência em Relações Internacionais, Comércio Exterior, Negociações Internacionais e Gestão de Negócios em vários países (China, países da Europa e da África). Realização de reuniões, planejamentos empresariais e proposições de portfólios de negócios, objetivando a obtenção de vantagens competitivas entre os países e a promoção do desenvolvimento.
Veja mais

Avaliação do curso

R$ 297,00

Nível
Todos os níveis
Duração 20 horas
Tópicos
8 tópicos
Assunto
Idioma
Português

Materiais inclusos

  • NOVA TURMA 2021-05
  • Início das aulas 26 de Maio
  • Aulas online (ao vivo)
  • Horário: 21:00 às 22:30 (quartas e quintas)
  • Encontros dias 26 e 27 de Maio e 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de Jun.
  • Leituras e atividades para cada encontro
  • Atividade de conclusão
  • Grupo de apoio no Telegram
  • Certificado de 20 horas

Enrolment validity: 365 days