O cenário do século XXI é permeado por mudanças rápidas no que concerne às dinâmicas empresariais até então existentes. Adaptações das estratégias das empresas que não podem ser estáticas e rígidas como era no modelo tradicional, fazem-se urgentes. Essa nova conjuntura propicia o surgimento de sistemas e modelos mais descentralizados em unidades de negócio, os quais vem ganhando espaço no meio empresarial moderno.
As empresas consideradas como players limitados à esfera doméstica, na qual a sua oferta de mão de obra era restrita, passam a figurar como players que ultrapassam questões territoriais, aumentando sobremaneira as relações entre empresas e países. O desempenho de uma empresa deixa de ser apenas limitado à sua organização interna, passando a atuar numa esfera multidimensional.
A diversificação e expansão propostas exigem a elaboração de estratégias para implementação de ações e diretrizes. Dentre as diversas correntes teóricas sobre estratégia, a estratégia internacional, como promotora de vantagem competitiva e crescimento corporativo é recorrentemente utilizada atualmente não apenas entre organizações, mas também entre países.
O curso, que dará enfoque também para a Internacionalização de pequenas instituições/empresas, visa tornar o processo e as ferramentas acessíveis e descomplicar para que profissionais que queiram atuar no campo e até mesmo empresários/empreendedores possam preparar seus negócios para atuação internacional.