História e Análise das Relações Internacionais no Sul Global

mayracoanlago
Mayra Coan Lago
Última Atualização 15 de julho de 2021
4 matriculas

Ementa

Por muito tempo a história e as análises das Relações Internacionais, como campo acadêmico independente das Ciências Sociais, foram baseadas nas perspectivas europeias e norte-americanas. Contudo, os processos de emancipação e descolonização dos países africanos e asiáticos durante a Guerra Fria contribuíram para o surgimento de movimentos epistêmicos, intelectuais e políticos que criticavam as concepções dominantes da modernidade eurocêntrica, bem como o objeto de estudo “internacional”, destacando as diversas formas de opressão e dominação. Estes movimentos e perspectivas críticos às concepções dominantes também reverberaram em outras partes do mundo, como na América Latina.

No século XXI, estas abordagens críticas, que realizam uma leitura contra hegemônica da realidade internacional e destacam o papel do Sul Global, de outros temas e atores, têm ganhado espaço nas análises. Deste modo, o objetivo deste curso é introduzir e aplicar algumas das correntes teóricas das Relações Internacionais produzidas no Sul Global em estudos de casos atuais. Com isso, esperamos contribuir na capacitação e/ou aprimoramento das reflexões críticas dos estudantes e do aprimoramento das suas análises sobre os fenômenos internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Objetivos

Introduzir e aplicar algumas das correntes teóricas das Relações Internacionais produzidas no Sul Global em estudos de casos atuais.
Capacitar e/ou aprimorar as reflexões críticas dos estudantes e das suas análises sobre os fenômenos internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Público-Alvo

  • Estudantes, egressos e profissionais de Relações Internacionais e/ou de áreas correlatas das Ciências Humanas e Sociais que queiram conhecer, atualizar ou aprimorar o senso analítico e crítico a respeito da compreensão das questões internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Conteúdo

20h

Módulos

Módulo 1 – Apresentação do curso e análise das Relações Internacionais no Sul Global
Módulo 2 – Relações Internacionais sob as perspectivas pós-coloniais
Módulo 3 – Relações Internacionais sob as perspectivas pós-coloniais
Módulo 4 – Relações Internacionais sob as perspectivas latino-americanas
Módulo 5 – Relações Internacionais sob as perspectivas latino-americanas
Módulo 6 – Relações Internacionais sob as perspectivas africanas
Módulo 7 – Relações Internacionais sob as perspectivas asiáticas
Módulo 8 – Seminários de apresentações
Dicas e sugestões de materiais de introdução/ atualização de Relações Internacionais
Trabalho Final

Professores

Mayra Coan Lago

Professora

5.0/5
7 Cursos
11 Comentários
143 Estudantes

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina pela mesma Universidade (PROLAM/USP). Especialista em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é professora de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) e da Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Relações Internacionais e História, com ênfase em Política Internacional, História das Relações Internacionais, História da América Latina Contemporânea e Política Externa brasileira, séculos XX e XXI.

Veja mais

Avaliação do curso

História das RI

R$ 297,00

Nível
Intermediário
Duração 20 horas
Idioma
Português

Materiais inclusos

  • Início das aulas OUTUBRO/2021
  • Aulas online (ao vivo)
  • Leituras e atividades para cada encontro
  • Atividade de conclusão
  • Grupo de apoio no Telegram
  • Certificado de 20 horas