O fluxo migratório que vem se intensificando nos últimos anos possibilita múltiplas lentes de análise, tanto sociológica, geográfica, cultural quanto econômica e de segurança internacional, por exemplo. Por diferentes razões pessoas migram ao longo da história, entretanto, recentemente, estabeleceu-se recordes de deslocamentos forçados que carecem de atenção, análise e mobilização para solução deste desafio global.
Propõe-se elucidar as principais teorias que fundamentam este tema e os conceitos desenvolvidos a partir delas. Além disso, estabelecer uma análise com o processo de globalização e conexão de culturas, à medida que estes fluxos são acentuados. Como trata-se de um processo complexo e contínuo e que envolve diferentes legislações, tantas vezes construídas a partir de um olhar excludente e xenófobo, são lançadas reflexões e literaturas que sustentam uma análise crítica, mas humanitária e inclusiva sobre o assunto, interpretando o fenômeno na atualidade no Brasil e no mundo.
Caso seu interesse esteja na perspectiva dos Direitos Humanos e Desenvolvimento, sugerimos nosso curso de DH e Desenvolvimento.