Diplomacia Corporativa: Inovação e Estratégia

leandro
Leandro Loureiro Costa
Última Atualização 13 de abril de 2021
5.0 /5
(1)
35 matriculas

Ementa

Uma das principais funções do analista de Relações Internacionais é a sua atuação em empresas globais e nas organizações que buscam se inserir no ambiente de mercado global. A diplomacia corporativa é uma série de práticas que tem como objetivo produzir circunstâncias promissoras para que as empresas tenham sucesso na realização de suas metas organizacionais através de interações com sócios, acionistas, fornecedores, clientes, concorrentes, governos e outros. Graças à complexidade da dimensão internacional e a multitude de atores envolvidos nas dinâmicas ocorridas neste ambiente, recorreremos a uma abordagem multidisciplinar para entender o papel do internacionalista como diplomata empresarial.

O curso de Diplomacia Corporativa

Neste curso, analisaremos as ferramentas analíticas presentes na literatura de política externa e de teoria de relações internacionais e como elas podem ser utilizadas pelas corporações no objetivo das negociações internacionais. Também iremos percorrer pelos instrumentos da área da Administração que auxiliarão estrategicamente o internacionalista como figura responsável pelos objetivos de negociação de uma empresa, organização não-governamental etc., bem com o seu posicionamento nos processos na economia de inovação.

Objetivos

Introduzir o conceito de diplomacia corporativa;
Entender as estratégias de negociação mais utilizadas na dimensão internacional, através da perspectiva de corporações internacionais (firmas, ONGs e terceiro setor);
Analisar os possíveis conflitos e tensões que envolvem as relações entre atores, para poder solucioná-los;
Capacitar o aluno de forma que ele seja capaz de desenvolver as práticas de diplomacia corporativa;
Compreender a complexidade do ambiente internacional e identificar os atores (stakeholders) presentes e as variáveis presentes em uma relação de negociação.

Público-Alvo

  • Estudantes, egressos e profissionais de Relações Internacionais e/ou de áreas correlatas que queiram conhecer, atualizar ou aprimorar suas compreensões sobre a atuação empresarial no âmbito internacional e aprender boas práticas e técnicas que tem por objetivo o sucesso em negociações internacionais.

Conteúdo

8 Lições20h

Módulos

Módulo 1 – Introdução à Diplomacia Corporativa01:49:43
Módulo 2 – A Teoria das RI no ambiente de negócios internacionais01:36:05
Módulo 3 – Introdução à Negociação Internacional01:20:31
Módulo 4 – O aspecto institucional e processual de negociação01:34:25
Módulo 5 – O aspecto estratégico de negociação01:44:24
Módulo 6 – O aspecto tático
Módulo 7 – O aspecto técnico
Módulo 8 – Seminário de Apresentações

Professores

Leandro Loureiro Costa

5.0/5
1 Curso
1 Revisão
35 Estudantes
Graduado pelo IBMEC-RJ, Mestre e Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência em pesquisa e ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: atores transnacionais, segurança internacional e movimentos sociais.
Veja mais

Feedbacks dos Alunos

5.0
1 Classificação
100%
0%
0%
0%
0%

Reviews (1)

Sensacional, descobrindo minha atuação!

Avaliação do curso

Avaliação do curso

R$ 297,00

Nível
Intermediário
Duração 20 horas
Tópicos
8 tópicos
Idioma
Português

Materiais inclusos

  • Início das aulas 29 de Março
  • Aulas online (ao vivo)
  • Horário: 19:00 às 20:30 (segundas e quartas)
  • Encontros: 29 e 31 de Mar, 5, 7, 12, 14, 19 e 23 de Abr.
  • Leituras e atividades para cada encontro
  • Atividade de conclusão
  • Grupo de apoio no Telegram
  • Certificado de 20 horas

Enrolment validity: 365 days