Análise das Relações Internacionais

mayracoanlago
Mayra Coan Lago
Última Atualização 5 de maio de 2021
6 matriculas

Ementa

As Relações Internacionais, como campo acadêmico independente das Ciências Sociais, que foi constituído na primeira metade do século XX, surgiu da necessidade de compreender as relações estabelecidas entre os Estados no âmbito internacional. A complexidade dos problemas internacionais da segunda metade do século XX e início do século XXI, contribuiu para que as análises do campo fossem ampliadas, incorporando novas temáticas, abordagens e atores que permitissem uma melhor compreensão sobre as questões internacionais, bem como naturezas, expressões e desdobramentos.

O Curso de Análise das Relações Internacionais

Quais variáveis devemos considerar ao fazermos análises das relações internacionais? Quais atores importam em nossas análises? Como podemos compreender o comportamento de certos atores ante determinadas questões? Eis algumas das perguntas que norteiam este curso de Análise das Relações Internacionais através de teorias e práticas, cujo objetivo é introduzir e aplicar as principais correntes teóricas das Relações Internacionais em estudos de casos atuais. Com isso, esperamos contribuir na capacitação e/ou aprimoramento das reflexões críticas dos estudantes e do aprimoramento das suas análises sobre os fenômenos internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Objetivos

Introduzir e aplicar as principais correntes teóricas das Relações Internacionais em estudos de casos atuais
Capacitar e/ou aprimorar as reflexões críticas dos estudantes e das suas análises sobre os fenômenos internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Público-Alvo

  • Estudantes, egressos e profissionais de Relações Internacionais e/ou de áreas correlatas das Ciências Humanas e Sociais que queiram conhecer, atualizar ou aprimorar o senso analítico e crítico a respeito da compreensão das questões internacionais em suas variadas manifestações e expressões.

Conteúdo

8 Lições20h

Módulos

Módulo 1 – Introdução ao estudo das Relações Internacionais
Módulo 2 – Realismo e idealismo clássicos: o conflito e a cooperação nas RI
Módulo 3 – Marxismo e neomarxismo
Módulo 4 – Escola inglesa e o debate da sociedade internacional
Módulo 5 – Neoliberalismo: a cooperação e a interdependência complexa
Módulo 6 – Neorrealismo
Módulo 7 – Construtivismo, Feminismo e Pós-Colonialismo
Módulo 8 – Seminário de Apresentações

Professores

Mayra Coan Lago

Professora

5.0/5
3 Cursos
5 Comentários
79 Estudantes
Internacionalista, especialista em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e doutora em História Social pela mesma Universidade. Atualmente, é professora de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) e da Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Análise do Discurso, Política Externa Brasileira, Política Internacional, Política Comparada e História da América Latina.
Veja mais

Avaliação do curso

analise das relacoes internacionais

R$ 297,00

Nível
Todos os níveis
Duração 20 horas
Tópicos
8 tópicos
Idioma
Português

Materiais inclusos

  • Início das aulas 25 de Maio
  • Aulas online (ao vivo)
  • Horário: 16:00 às 17:30 (terças e quintas)
  • Encontros: 25 e 27 de Maio e 1, 8, 10, 15, 17 e 22 de Jun.
  • Leituras e atividades para cada encontro
  • Atividade de conclusão
  • Grupo de apoio no Telegram
  • Certificado de 20 horas

Enrolment validity: 365 days