comunicação em francês

A importância da comunicação em francês para uma carreira internacional

Um passaporte para o universo da carreira internacional, a língua francesa possui falantes nativos nos cinco continentes e mais de duzentos milhões de alunos no mundo todo. Além disso, o francês é requisito para a carreira diplomática e pode ser um diferencial para trabalhar em grandes empresas. Por ser a segunda língua estrangeira mais estudada no mundo, a comunicação em francês é um portal para um universo da carreira em áreas bastante diversas como Relações Internacionais, Comércio Exterior, Administração, Comunição e outras mais.

Gostaria de conhecer em quais áreas é possível construir uma carreira internacional com a ajuda da fluência no francês e entende porque aprender a língua é importante para sua carreira? Confira as informações e dicas listadas abaixo.

A preferência pela comunicação em francês nas relações diplomáticas nota-se com o tratado de Rastatt (1714), assinado entre a França e a Áustria, este que foi o primeiro a ser escrito em francês e não em latim, como de costume. Ao decorrer do tempo e com o crescimento da economia francesa e sua influência cultural, a língua passou a ser falada nas principais cortes europeias e entre vários países, o que a tornou, naturalmente, a língua oficial para estabelecer alianças e acordos, e a intitulou língua da diplomacia.

Sendo ensinada no mundo inteiro, e a segunda língua mais aprendida, depois do inglês, para qualquer área profissional, o francês pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho.

DESTAQUE DA COMUNICAÇÃO EM FRANCÊS E O PRESTÍGIO NAS OPORTUNIDADES:

A língua francesa é importante para o estudo e a pesquisa em várias áreas do conhecimento incluindo especialidades tais como sociologia, comércio exterior, relações internacionais, direito, política, jornalismo, dentre muitas outras. Cabe lembrar o grande interesse cultural despertado não só pela França, mas também por outros países em que se fala esse idioma como o Haiti, o Canadá, a Bélgica, a Suíça, o Senegal, entre outros. Além da diversidade turística e cultural, são várias as possibilidades de estágios acadêmicos e desenvolvimento profissional.

Tendo em vista a importância das culturas francófonas para o patrimônio cultural mundial, o domínio da língua francesa favorece a leitura de fontes bibliográficas originais. Quem domina um segundo idioma, como o inglês, se destaca na multidão. Mas quem busca a fluência em uma terceira língua atrai oportunidades de emprego e estudos diferenciadas pelo simples domínio de mais um idioma. Mas você conhece as àreas de maiores atuações que a fluência na língua francesa pode te proporcionar?

COMÉRCIO EXTERIOR

Nas relações comerciais, a comunicação em francês é essencial. A França é a 5ª maior economia do mundo e um grande parceiro estratégico do Brasil. Além disso, o país é um dos maiores investidores estrangeiros por aqui, por isso é um mercado excelente para empresas brasileiras que buscam uma atuação internacional. Assim, ter especialistas que se comunicam bem em francês abre portas em grandes economias, não só como a própria França, mas também a Bélgica, o Canadá, a Suíça, dentre outras.

TERCEIRO SETOR

O primeiro passo para construir uma carreira internacional é através de experiências. Desse modo, não existe melhor ambiente para adquiri-las do que experiências voluntárias. Uma forma de desenvolver habilidades práticas é através da vivência em intercâmbios voluntários, que podem contribuir tanto para o domínio de um idioma, quanto para adicionar competências em seu currículo.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Não são só governos que precisam se relacionar. As empresas necessitam de especialistas em cultura, legislação e práticas de mercado internacional para fortalecer suas vendas e expandir seus mercados de atuação. Por essa razão, existe um destaque pelos profissionais de relações internacionais, para quem o francês é uma ferramenta indispensável para se relacionar com entidades de outros países ou mesmo com escritórios da mesma empresa no exterior. Assim, quem deseja atuar dentro de grandes organizações junto às suas matrizes e equipes do exterior precisa conhecer bem o francês para alavancar suas chances de sucesso.

DIPLOMACIA

Sabe-se que para ingressar no curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco, é necessário ter o domínio do francês. As provas de idiomas da instituição são famosas por serem exigentes, e o candidato precisa estar preparado para ler e escrever com fluência, se quiser ingressar nesta disputada carreira. Com a aprovação, o francês será exigido regularmente, pois como é orientado, a formação do especialista para atuar no Ministério das Relações Exteriores do Brasil requer estudos de cultura, política e legislação de outros países – e os dominantes francófonos com certeza se destacam.

CURSO DE FRANCÊS PARA COMUNICAÇÃO

Percebendo as oportunidades que a fluência em francês abre no mercado de trabalho, preparamos o curso de Comunicação em Francês, focado em quem deseja iniciar sua comunicação na língua francesa. Falar francês traz diversas vantagens práticas para você profissional que quer atuar no cenário da comunicação e das relações comerciais, e certamente é um diferencial para o seu sucesso no Brasil e no exterior. Para saber mais sobre o Curso de Francês para Comunicação, basta clicar na imagem a seguir.

comunicação em francês
Curso de Francês para Comunicação I
Imagem padrão
Mayara Duarte
Artigos: 2

Deixar uma resposta