Blog

Carta aberta aos congressistas – CONRI 2021

carta aberta aos congressistas - foto
Eventos

Carta aberta aos congressistas – CONRI 2021

Um congresso (do latim, congressus) tem o sentido de reunião de pessoas especializadas para discutir, debater e deliberar algum assunto. A terceira edição do Congresso de Relações Internacionais – o CONRI – em sua essência trouxe isso. Mas mais do que isso, ele trouxe consigo da Agência Relações Internacionais, da Revista Relações Exteriores e do VagasRI a missão (1), a visão (2) e os valores (3):

(1) ampliar a formação e o acesso dos internacionalistas ao mercado de trabalho; (2) ser o principal ponto de encontro dos profissionais e interessados em atuar com a área; e (3) respeito às diferenças, trazendo confiabilidade e fazendo com responsabilidade.

Deste modo, o congresso foi e sempre será para todos – vejamos em alguns números e dados:

Foram mais de 6 mil credenciamentos e acessos de internacionalistas ao longo da semana, de mais de 1650 inscritos entre as 3 modalidades de credenciais. De Norte a Sul, do Brasil e do mundo: o congresso percorreu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de outros 4 continentes por mais de 11 países do globo, incluindo: Angola, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Japão, Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela.

Dois ebooks foram lançados: As Civilizações de Huntington: exercícios de Geopolítica (1998-2021), de Renato Revoredo Machado, com uma releitura das civilizações com edição da Revista Relações Exteriores; e o relançamento do Guia do Internacionalista, idealizado por Guilherme Bueno, da Agência Relações Internacionais.

Dezenas de projetos foram criados e parcerias fechadas ao longo desses 6 dias, com os congressistas se reunindo em diversos grupos para discutir o desenvolvimento do campo das Relações Internacionais. Muito conhecimento foi transmitido, experiências foram trocadas e networking estabelecido nesta semana intensa, que agora dá espaço para o evento de cada um.

Ao incentivarmos Ações sociais, o CONRI visou estimular as práticas do bem através de três campanhas que garantiam aos participantes um curso extra: de doação de sangue – da qual recebemos 7 comprovantes; de promoção a leitura, através da realização de resenhas literárias – da qual obtivemos mais 6 participações; e de limpeza ambiental através da TrashTag – com 3 ações coletivas.

Assim sendo, gostaria de agradecer, primeiramente, a todos os congressistas – pois sem a paixão, inquietação e vontade de fazer algo diferente do internacionalista, nada disso seria possível.

Aos 9 professores e palestrantes que com maestria e efervescência trouxeram e inspiraram internacionalistas a brilharem como tais através da troca de conhecimento, do aprimoramento do uso de ferramentas e o desenvolvimento de competências fundamentais com muita energia através dos 2 minicursos pela manhã e das 5 oficinas a tarde.

Aos 40 palestrantes, seminaristas e moderadores separados entre: a tarde (23), que tiveram a oportunidade de trazer seus trabalhos e abrilhantarem a todos com novas ideias e perspectivas sobre as temáticas de nosso campo, que precisam ser trazidas à tona, como questões de direitos humanos, feminismo, governança global e direito internacional; e a noite (17), que apresentaram suas realidades e vivência de trabalho com relações internacionais, através das mesas de Paradiplomacia, Diplomacia Civil, Corporativa, da Inovação, em Organizações Internacionais e a Diplomacia Pública.

A todos os nossos parceiros e a toda equipe da organização do evento – Guilherme Bueno, Giovanna Oliveira, Júlia Moreno, Camila Benzaquen, Renato Cunha, Kelly Smith, Karin Grazziotin e este que vos escreve – que dispendeu horas e horas de trabalho, meses antes do início do evento, pensando nas melhores temáticas, palestras e cursos para o internacionalista.

Visto que atingimos nossos objetivos de motivar àqueles que pretendem ingressar na área, de inflamar a chama naqueles que já atuam em diversas frentes como internacionalistas e de inquietar aos profissionais que não estivessem mais atuando na área, fica aqui, em nome de toda a equipe organizadora, o nosso mais sincero muito obrigado por fazerem parte da nossa Terceira Edição do Congresso de Relações Internacionais!

O CONRI não termina aqui, aqui é que ele de fato começa!

Para não perder o ritmo e estar sempre atualizado com os melhores conceitos, ferramentas e práticas profissionais no âmbito das Relações Internacionais, confira a nossa agenda de cursos com aulas online ao vivo para este primeiro semestre, além dos cursos que já se encontram gravados e disponíveis no painel.

CONRI 2021
3ª Edição do Congresso de Relações Internacionais (2021)

Deixe o seu pensamento aqui